Blog dedicado a la publicación de estudios investigativos sobre el tema "Marginación" con el fin de disctutir y buscar posibles soluciones en conjunto.
martes, 10 de diciembre de 2013
Breve História do Graffiti.
Ao longo de toda historia da humanidade o ser humano tem como necessidade de expressão, cultos da vida cotidiana. As primeiras imagens pintadas à mão nas paredes das cavernas, simplificadas e primitivas, narravam entre outros, o êxito da caçada e a importância do animal abatido para a sobrevivência da tribo.
Já na época moderna nasce na Europa em maio de 1968 a escrita de cunho político e poético que transcreviam palavras de ordem, realizado pelos estudantes na França. Foi a partir desse despertar parisiense que as pessoas perceberam a possibilidade de registrar mensagens livres, descompromissadas, anônimas e gratuitas.
Foi em New York, no final da década de 1970, que jovens começaram a deixar sua marca nos muros da cidade no inicio era só inscrição de seu próprio nome sem preocupação estética, com o tempo elas se transformaram em desenhos e foram adquirindo cada vez mais técnica. Essa cultura já nasce marginalizada, pois tem como pioneiros jovens de classe baixa e que viviam no subúrbio.
Essa arte de rua se faz em forma de inscrições caligrafadas ou desenhos pintados ou gravados sobre suportes que normalmente não são previstos para esta finalidade. O artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Seu conteúdo era formado de tags que se consiste em escritos curtos e rápidos, são apenas nomes e sobrenomes, ou talvez pseudônimos e endereços. Essas tags ficavam cada vez maiores e unidas com desenhos que tomam a cidade, desenhadas nos trens dos metrôs. Em meados dos anos 1980, afirma-se, não haver um único trem em New York que não tivesse sido pintado com sprays, de cima a baixo, pelo menos uma vez, antes de serem limpos pelas autoridades.
Nesta mesma época o graffiti se espalha na Europa nas principais cidades. Londres, Amsterdam, Madri são tomadas e ate o muro de Berlim, com 4,5m de altura por 166km de extensão, símbolo do autoritarismo, foi preenchido por centenas ou milhares de imagens ao longo, de aproximadamente, cinco anos.
Contudo, com o passar do tempo e com as transformações o grafite, como se entende hoje, é considerado uma forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana.
Eduardo Soares da Silva.
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario